Este não é um blog sobre bicicletas, mas sim sobre a utilização destas enquanto meio de transporte.
Consulte a secção Projecto. Junte-se a este "movimento"!

Bicicletas & Aspiradores

Uma reportagem / reflexão muito interessante sobre a nossa relação com a bicicleta, 100% aplicável a Portugal.

Excerto da entrevista de Violeta Brana-Lafourcade a Mikael Colville-Andersen (o “tipo" que fundou os sites “copenhagenize.com” e “cyclechic.com” e deu origem ao movimento cycle-chic)

“ (…) Eu não estou numa de “cycling”. Estou numa de criar cidades onde se possa viver, sabe... e a bicicleta é uma ferramenta fantástica para atingir esse objectivo.

Quando dou palestras sobre bicicletas costumo dizer que nós temos 500.000 pessoas, todos os dias, a utilizar a bicicleta, mas não temos ciclistas… há meio milhão de pessoas a andar de bicicleta em Copenhaga mas não existem ciclistas… é apenas uma ferramenta que o ajuda a chegar ao emprego, ir buscar o seu filho, ir ao supermercado…

Nós desmistificámos a bicicleta, em Copenhaga! E esse é o objectivo de qualquer cultura da bicicleta emergente, … desmistificar a bicicleta… Porque em muitos países (a bicicleta) é um fetiche, é uma subcultura … têm todos um equipamento igual… Isso não tem qualquer problema, mas não é o que acontece aqui… aqui trata-se de gente comum, vestindo a roupa de todos os dias, a andar em bicicletas banais!

É por isso que eu digo que não estou numa de “cycling”… Eu vejo o Tour de France, até costumava competir, quando era novo, mas não estou numa de “cycling”…

Digo muitas vezes que a relação com a bicicleta, em Copenhaga, é a mesma que temos com os aspiradores: todos temos um, todos aprendemos a usar um, todos usamos um, mas não andamos a pensar nos nossos aspiradores durante o dia… não temos cinco aspiradores que polimos, não damos nomes aos nossos aspiradores, não acenamos às outras pessoas com aspiradores, na rua, não vamos a uma loja especializada em aspiradores para comprar um nem compramos roupa especial para aspirar… sabe… um aspirador é apenas um ferramenta para aspirar…”

Reportagem e entrevista integral em "the guy from cycle-chic"
(tradução livre)

2 comentários:

vitor disse...

Este gajo tirou-me as palavras da boca...

Unknown disse...

Este sim é o verdadeiro espírito "ciclista", nada de bikes xpto, calçãozinho de licra, utilizar a bicicleta para aquilo que ela serve, como meio de transporte diário e com roupa normal.