Este não é um blog sobre bicicletas, mas sim sobre a utilização destas enquanto meio de transporte.
Consulte a secção Projecto. Junte-se a este "movimento"!

Carta à Câmara Municipal de Viseu

Passando à acção, decidi abordar a Câmara Municipal,  pedindo umas vias dedicadas na nossa Cidade... (até agora, sem resposta....)
Faz, também tu, o teu pedido junto da CMV - afinal, a cidade é de todos nós!



Viseu, 07 de Outubro de 2011
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu,
Dr. Fernando Ruas

Exmo. Sr. Vereador do DOMASU
Prof. António da Cunha Lemos,

Dirijo-me a Vs. Exa. no propósito de tornar Viseu uma cidade ainda melhor para viver.
Como já terá certamente constatado, vê-se, nas ruas da cidade, um crescente número de viseenses, num largo espectro de idades e de ambos os sexos, que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Este novo fenómeno de mobilidade urbana, recente mas transversal no nosso país, reflecte claramente uma nova cultura, despida do preconceito social secularmente associado à bicicleta como meio de transporte, bem como uma nova consciência “verde” (e, talvez, uma postura anti-crise).
Viseu é, claramente, uma cidade com um muito expressivo número de ciclistas desportivos - fenómeno para o qual a CMV tem dado o seu louvável contributo. Estranhamente, as centenas de bicicletas de Domingo não têm ainda o proporcional reflexo nos dias úteis.
Tomo como argumento a nossa Ciclovia do Dão: creio ter sido a “oferta” que, claramente, estimulou a “procura” dos munícipes, tornando-a um equipamento urbano de sucesso - e não o inverso. Estou convicto que o mesmo fenómeno de “oferta e procura” se replicaria se a nossa cidade possuísse vias dedicadas - ou, pelo menos, protegidas – para as bicicletas.
Um elevado número de potenciais utilizadores repetidamente me dá conta da sua total disponibilidade (vontade, mesmo!) para utilizar a bicicleta no dia-a-dia, apontando como principal obstáculo o seu justificável temor em circular no meio do trânsito.
A engenharia de tráfego dispõe de diversas soluções para, com reduzido investimento, instalar corredores cicláveis na rede viária existente, com negligenciável impacto no tráfego automóvel.
Lanço, assim, à edilidade a que Vs. Exa. preside o repto de dotar a nossa Viseu de uma rede de ciclovias - por exemplo, ligando as principais entradas, escolas e o centro da cidade – seguindo as melhores práticas europeias e o exemplo já seguido por outras Câmaras.
Estou certo que tal aposta se revelará um excelente investimento na mobilidade e qualidade de vida dos viseenses.
Por fim, convido-o a visitar o blog “Viseu Ciclável”, espaço de promoção da cultura da bicicleta em Viseu:
Em meu nome pessoal e em nome dos viseenses utilizadores de bicicleta.
Com os melhores cumprimentos,
 
Telmo Figueiredo

1 comentário:

vitor disse...

Acho que esta carta mereceria ter tido resposta. Teve?
Na realidade não seria grande o investimento, se apenas se pintassem corredores cicláveis em várias vias estratégicas para a viabilidade da utilização quotidiana da bicicleta.
Acredito que não seriam só os betetistas a utilizá-las...